Apesar de entrar tarde na corrida pelos chamados “computadores pessoais”, a IBM, que no final dos anos 70 era conhecida pelos seus caríssimos computadores com foco em grandes corporações, se tornou o padrão mais popular hoje em dia.

Em uma época de computadores “domésticos” dominada pela Apple e Commodore, a IBM lançou o seu modelo 5150, este aí da foto, que vinha com um processador Intel 8088 de 4,77 Mhz, 64 Kb de RAM (onboard, expansível até 256 Kb), dois drives de disquete 5.25″ e uma placa de video CGA, que podia tanto ser usada com um televisor comum da época como um monitor. No seu lançamento, custava a bagatela de USD 1.565,00.

Uma curiosidade é que este computador não tinha HD, nem como opcional. Podia usar como armazenamento externo um gravador de fita K7, mas vinha com uma versão do BASIC em ROM, o que facilitava bastante as coisas.

Então porque afinal fez tanto sucesso comercial? Posteriormente a IBM lançou o computador XT e a família x86, com seu 286, e estes eram compatíveis com um tal MS-DOS, de uma empresa chamada Microsoft… mas isso já é história para outro post.